Eletricidade Solar atinge custos historicamente baixos

Em algumas partes do mundo, a energia solar é agora a fonte de eletricidade mais barata da história, graças a políticas de incentivo ao crescimento da energia renovável, de acordo com um novo relatório divulgado hoje pela Agência Internacional de Energia (IEA).

A luz solar é grátis, mas a tecnologia necessária para transformá-la em eletricidade pode ser cara. Para incentivar mais pessoas e empresas a mudar para a energia solar, os países podem ajustar as suas políticas para tornar a compra desses equipamentos mais acessível.

Hoje, mais de 130 países têm políticas de incentivo á redução do custo da construção de novas instalações solares. Este é o primeiro ano em que a IEA teve essas políticas em consideração ao calcular o custo da energia solar no relatório anual “World Energy Outlook”.

Estimou-se que o custo da energia solar caiu entre 20 a 50 por cento por região em comparação com o ano passado, segundo o “Carbon Brief“.

O solar está a caminho de se tornar “o novo rei no fornecimento de eletricidade”, diz o relatório, à medida que os preços continuam a baixar. Espera-se que domine cada vez mais o mercado na próxima década, impulsionado pelos esforços globais para combater as alterações climáticas.

A UE, por exemplo, estabeleceu uma meta para que 32% da sua energia seja obtida através de fontes renováveis até 2030.


“Parece que as politicas de incentivo vieram para ficar, o que é uma coisa muito boa”, disse Brent Wanner, que lidera a modelação e análise de produção de energia para o “World Energy Outlook” da IEA. “Essas políticas são realmente essenciais para sustentar esses custos baixos, que sustentam o tipo de crescimento de que precisamos para avançar em direção às ambições climáticas.”

Legenda: Perspectivas para a produção de Energia elétrica a partir de diferentes fontes
….. ( World energy outlook 2018), ——– ( World energy outlook 2019) ______( World energy outlook 2020)

Na maioria dos países do mundo, é consistentemente mais barato construir centrais solares do que novas centrais a carvão ou gás, diz o relatório.

Para projetos solares de larga escala concluídos este ano, o custo médio de geração de eletricidade durante a vida útil da central (chamado de custo nivelado de eletricidade) foi de 35 a 55 dólares por MWh em alguns dos maiores mercados do mundo – EUA, Europa, China e Índia. Apenas há quatro anos atrás, o custo nivelado médio global da energia solar era de 100 dólares por MWh, de acordo com o Fórum Económico Mundial. Há cerca de uma década era de 300 dólares

Custo nivelado de eletricidade estimado(LCOE) de centrais solares de larga escala com apoios comparativamente com o LCOE do carvão e do gás Fonte IEA World Energy Outlook 2020.


O custo do carvão, em comparação, atualmente varia entre os 55 e os 150 dólares por MWh, de acordo com o novo relatório da IEA – quase o mesmo valor de há uma década. E a indústria do carvão está em declínio, apesar dos esforços dos EUA do governo Trump para sustentá-la.

Globalmente, o uso de carvão provavelmente não voltará aos níveis pré-pandémicos, mesmo que a economia recupere no próximo ano, prevê a AIE.


A previsão para a energia solar no futuro, por outro lado, é soalheira. A procura de eletricidade é baixa devido à pandemia, mas a AIE espera que o apetite das pessoas por eletricidade possa regressar rapidamente assim que a pandemia estiver sob controle e a economia se recuperar. Também antecipa um futuro onde a energia solar continua a crescer em velocidades recordes para atender à procura crescente dos consumidores. “A boa notícia é que a tecnologia solar continua a melhorar e a inovação continua a reduzir esses custos”, diz Wanner.

Fonte: https://www.theverge.com/2020/10/13/21514902/solar-energy-cost-historic-low-energy-agency-outlook-2020

Deixe um comentário