Os tarifários indexados continuam a ser o melhor tarifário de todos (excepto o ACP/Goldenergy) desde o início do ano. Quem mudou e manteve fez uma boa “aposta”, até agora. Como já sabe, tem de estar sempre em cima dos valores da eletricidade no OMIE para sair antes de aparecer uma fatura mais alta. Mas até agora tem compensado.
No início de Outubro o indexado tinha chegado aos mesmos valores das empresas mais baratas do mercado liberalizado, como a Endesa, Goldenergy e Iberdrola, mas com o passar dos dias voltou a ser claramente melhor. Se fizer as contas também à potência contratada, se tiver consumos muito baixos, as contas podem ser diferentes. Fica sempre este alerta que deve fazer as contas ao seu caso concreto.
A melhor opção do mercado continua a ser a parceria ACP/Goldenergy. Os sócios do ACP podem ter um preço fantástico de eletricidade. Estamos a falar de 250 mil portugueses que só pagam mais de luz se quiserem. O preço do kWh continua nos 8,5 cêntimos. Aproveite enquanto há. É um preço brutal.
A média de Outubro, já com o mês completo, ficou nos quase 90 euros o Megawatt hora. Com este valor o preço final do indexado abaixo dos 11 cêntimos o kWh, abaixo dos tarifários “normais”.
Seja qual for a sua situação, tente renegociar os preços junto da sua própria empresa. Por exemplo, a Iberdrola está a baixar os preços a alguns clientes que pedem. Quase todas as empresas fazem isso, se ameaçar mudar de empresa e mostrar que há preços mais baixos na concorrência.
Como pode ver a seguir, com os dados do simulador da ERSE no último dia de Outubro, há várias empresas mais baratas do que a SU Eletricidade (todas as indexadas, a Plenitude, Goldenergy, Iberdrola e a Endesa).
A EDP decidiu baixar umas décimas para ficar abaixo do mercado regulado, mas continua cara face à concorrência. A GALP é das mais caras, tendo em conta apenas o preço do kWh. Mas não se esqueça de que deve levar em conta também o preço da potência contratada. Pode alterar estas contas, sobretudo para quem tem consumos muito baixos. No caso da Galp, há situações em que o preço é concorrencial. Mas deve levar em conta sobretudo o preço do kWh como critério principal, porque é o que mais pesa na fatura.
Se estão no indexado, mudem só quando tiverem um kWh mais barato noutra empresa. Até lá, por muito que estejam a pagar, é menos do que pagariam noutro lado. Faça as suas contas. Se não quiser andar a fazer contas, tem pelo menos 4 opções para escolher (Plenitude, Goldenergy, Endesa e Iberdrola). Aí deve entrar em consideração o preço da Potência contratada e outros descontos que lhe interessem. Este comparativo não tem todas as empresas. Use o simulador da ERSE e veja todas. São mais de 20.
Para encontrar as empresas que têm tarifários mais baratos use o simulador da ERSE ou pesquise no Google “tarifários eletricidade”, contacte as empresas e compare o preço do kWh que está a pagar na sua fatura com os preços que lhe oferecerem. São elas que tratam da passagem da sua empresa atual para a nova.
Fonte: https://contaspoupanca.pt/2023/10/31/eletricidade-qual-e-a-empresa-mais-barata-neste-momento/