Fatura elevada? GÁS NATURAL/ELETRICIDADE
O valor da sua fatura é mais alto que o habitual?
Apresentamos algumas razões que podem originar um maior consumo de energia.
Acerto de estimativa com leitura real
Verifique se foi considerada uma leitura real na sua fatura e se está a ser efetuado um acerto de consumo referente a um período já faturado. O valor desta fatura é mais elevado que o habitual porque o consumo faturado anteriormente teve por base uma estimativa inferior
ao seu consumo real.
Erro de leitura
Confira a leitura do seu contador de gás e de eletricidade e confirme se é próxima do valor apresentado no seu contador. Caso não o seja, comunique-a ao comercializador.
Pedido de faturação mais longo que o habitual
Verifique o período faturado. Se for superior ao acordado, o comercializador costuma disponibilizar um plano de pagamento para que possa regularizar a sua situação.
Aumento de consumo devido a utilização desadequada dos equipamentos
de aquecimento central
Caso o seu aquecimento central tenha sido utilizado ineficientemente, é natural que esse consumo seja
refletido na fatura.
Aumento de consumo devido a alterações de clima
Em períodos de temperaturas baixas é normal que se consuma mais energia para aquecimento (ambiente e da água quente sanitária).
Faturação de outros conceitos para além de eletricidade e gás natural
Existem taxas e outros débitos associados à sua fatura tais como: IEC (Imposto Especial sobre o Consumo), TOS (Taxa de Ocupação do Subsolo, cobrada pelas autarquias e por isso varia consoante o local de fornecimento), taxa de exploração DGEG, ou CAV (Contribuição Audiovisual
Visual).