fbpx

“Turbina” eólica sem hélices Vortex Bladeless

Já se encontra em testes uma turbina eólica, mas sem hélices… sim leu bem. Um gerador de eletricidade, que converte a força do vento, mas sem hélices! E segundo os seus criadores esta é uma alternativa de menores custos, uma menor necessidade de manutenção e também mais silencioso que os aerogeradores eólicos tradicionais.

Os primórdios desta tecnologia surgiram em 2016, tendo-se na altura falado de um inovador gerador eólico sem hélices, engrenagens ou mesmo eixos. E recentemente essa tecnologia saiu dos papéis e começou a ser testada… mas ainda muito longe de vir a ser comercializada.

Como funciona a turbina eólica sem hélices Vortex?

Vortex é o nome dado a este gerador sem hélices. É constituído por um cilindro fixo verticalmente, este oscila com a força do vento, e é através da vibração que a energia é captada. Nos aerogeradores eólicos com hélice a energia é captada através destas, que fazem girar o rotor e este transmite para o gerador.

A Vortex Bladeless, startup espanhola responsável pelo desenvolvimento deste gerador eólico sem hélices já veio explicar que “Não é na verdade uma turbina, pois não gira” e que na base da estrutura existe um alternador que converte o movimento em eletricidade.

Desenvolvimento da Vortex Bladeless

Desde 2016 que o projeto existe em papel, mas só agora foi possível desenvolver e testar, pois recebeu financiamento do programa europeu “Horizonte 2020”, que se trata de um programa de Pesquisa e Inovação da União Europeia.

Os testes de desenvolvimento foram realizados com 100 dispositivos, sendo que agora a empresa pretende iniciar uma fase beta de desenvolvimento com um dispositivo ainda mais pequeno, o Vortex Nano de apenas 85cm de altura! A aposta num dispositivo pequeno é apostar em aplicações de baixa potência e combinar com a energia solar!

Quando ao lançamento para o consumidor final, a empresa diz que ainda vai precisar de mais testes e certificações, mas em breve irão começar a testar em Espanha em habitações residenciais.

Vortex Bladeless diz ainda que o custo beneficio destes geradores eólicos são mais semelhantes aos painéis solares do que aos aerogeradores comuns!

Fonte: https://www.portal-energia.com/turbina-eolica-vortex-bladeless-sem-helices/

Deixe um comentário

screen tagSuporte