O que há de novo no sistema de Gestão de Energia
A norma que estabelece os requisitos para auditoria e certificação de sistemas de gestão de energia foi atualizada. Esta alteração abrange a atual família da ISO 50001.
A certificação de um Sistema de Gestão de Energia (SGEn) é um passo essencial para melhorar o desempenho ambiental de uma organização. Demonstra às partes interessadas que há um compromisso real com a melhoria na eficiência energética. Contudo, para que a certificação tenha valor, o processo deve ser consistente.
Esta é uma das razões pelas quais a norma que define os requisitos de auditoria e certificação de sistemas de gestão de energia foi recentemente atualizada.
O sistema de gestão de energia
Um sistema de gestão de energia permite que as organizações implementem os sistemas e processos necessários para melhorar continuamente o desempenho energético, incluindo a eficiência, o uso e o consumo de energia.
A norma ISO 50003, Sistemas de Gestão de Energia – Requisitos para organismos de auditoria e certificação de sistemas de gestão de energia, foi desenvolvida para ajudar as entidades na realização de auditorias.
Recentemente, a norma foi revista para se alinhar com a abordagem harmonizada usada para todos os sistemas de gestão ISO.
A ISO 50003 é apenas uma das várias normas complementares da família de normas de gestão de energia ISO que suportam a ISO 50001, Sistemas de Gestão de Energia – Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização.
A família da ISO 50001
A atual família da ISO 50001 inclui:
NP EN ISO 50001 Sistemas de Gestão de Energia – Requisitos e linhas de orientação para a sua utilização.
NP ISO 50002 Auditorias Energéticas; Requisitos com orientação para o uso.
NP ISO 50003 Sistemas de Gestão de Energia; Requisitos para organismos que efetuam auditoria e certificação de sistemas de gestão de energia.
ISO 50004 Energy Management Systems – Guidance for the implementation, maintenance and improvement of an ISO 50001 energy management system (Sistemas de gestão de energia – Orientação para a implementação, manutenção e melhoria de um sistema de gestão de energia ISO 50001).
NP ISO 50006 Sistemas de Gestão de Energia; Medição do desempenho energético utilizando o consumo energético de referência (CER) e indicadores de desempenho energético (IDE); Princípios gerais e orientações.
ISO 50009 Energy Management Systems – Guidance for implementing a common energy management system in multiple organizations (Sistemas de gestão de energia – Orientação para a implementação de um sistema de gestão de energia comum em várias organizações).
Fonte: https://nomadorange.pt/blog/novo-sistema-gestao-energia/