fbpx

Novas etiquetas energéticas de eletrodomésticos

Novas etiquetas de eficiência energética de eletrodomésticos serão introduzidas gradualmente durante os próximos anos conforme os regulamentos específicos da União Europeia

A etiqueta de eficiência energética de eletrodomésticos e outros produtos relacionados com energia constitui, desde a década de 90, uma das ferramentas mais conhecidas dos consumidores para o apoio no processo de escolha de novos produtos.

Concebida inicialmente com uma escala energética entre A e G, a evolução tecnológica dos produtos ao longo dos anos tornou necessário ajustar esta escala, introduzindo as classes A+, A++ e A+++, para dar resposta à presença no mercado de produtos mais eficientes. No entanto, este acrescento de classes esgotou o seu potencial, não sendo neste momento facilmente percetível para o consumidor a efetiva diferença entre classes, nem a mais valia de um produto de classe A face aos de classes A adicionais.

Para apoiar a implementação do Regulamento (UE) 2017/1369, a ADENE lançou o site https://www.novaetiquetaenergetica.pt/ , disponibilizando informação sobre a entrada em vigor da nova etiqueta de eficiência energética de eletrodomésticos e outros produtos relacionados com energia.

Fonte: https://www.adene.pt/a-etiqueta-energetica-de-eletrodomesticos-esta-a-mudar/

Deixe um comentário