Produção de baterias Volkswagen pode vir a ter fábrica em Portugal

Há coisa de um ano a Volkswagen anunciou o arranque de uma fábrica piloto para produção de baterias na Alemanha, em Salzgitter. Um investimento superior a 100 milhões de euros, canalizados principalmente para a investigação e desenvolvimento.

Um investimento que irá também permitir cumprir com a promessa feita no Power Day VW de reduzir para metade o preço das baterias dos elétricos daqui a dois anos.

Mas o plano passou sempre por nas imediações dessa fábrica de desenvolvimento de células para baterias, erguer um outro complexo de fábricas, em parceria com os suecos da Northvolt, os mesmo em quem a VW já investiu 900 milhões de euros, mas que também lidam com outros construtores, como a BMW, e com quem assinaram um contrato no valor de 1.7 mil milhões de euros para produzir baterias em Skelleftea, Suécia.

Agora, a parceria entre a VW e a Sueca vai dar frutos, com a produção a iniciar-se em 2023 e a ser orientada em conjunto com a VW, que irá concentrar a maior parte da produção! As duas empresas reviram o objetivo inicial, pois a ideia era arrancar ainda em 2021 com uma produção anual de 40GWh, mas o prazo acabou por derrapar dois anos… mas ao mesmo tempo salvaguardaram a ampliação do complexo até atingir os tais 40GWh!

Quanto à unidade em Salzgitter, que teria uma capacidade de produção de 16GWh, também será revista para os 40GWh por ano, o mesmo irá acontecer às restantes fábricas de produção de baterias previstas para o Velho Continente.

Assim, contas feitas, daqui a 9 anos, o Grupo Volkswagen, espera ter uma produção total de baterias para elétricos superior a 240GWh!

Ora, assim, das 4 unidades que a VW vai dedicar à produção de baterias e células, apenas foi revelada a localização de duas. Localização que irá depender das condições oferecidas por cada país e onde entra o nome de Portugal!

Assim, uma das fábricas de produção de baterias ficará localizada em Espanha, França ou Portugal e a outra será instalada na Europa de Leste!

Fonte: https://www.portal-energia.com/producao-de-baterias/

Deixe um comentário