Eletricidade
Na origem das falhas de energia elétrica, podem estar as seguintes situações:
Factos imputáveis aos Operadores da Rede de Distribuição (ORD);
Factos imputáveis ao Cliente (ex. não pagamento de faturas ou fraude);
Avaria da própria instalação elétrica por avaria de algum aparelho ou outra razão de sobrecarga;
Sobrecarga provocada por um número excessivo de aparelhos ligados em simultâneo superior à potência instalada - disparo do disjuntor;
Avaria ou emergências na rede de fornecimento.
Existem casos em que as faltas de energia podem ser facilmente ultrapassadas pelo Cliente.
Sugerimos que siga os seguintes passos:
- Verifique o quadro geral.
Se constatar que os seus vizinhos têm luz, verifique se o disjuntor geral ou algum dos disjuntores do quadro de sua casa se encontra desligado.
Se estiverem desligados, volte a ligá-los. Depois de ligar todos os disjuntores, o que acontece?
a) Continua sem energia elétrica – passe para o ponto 2
b) Os disjuntores voltam a disparar – passe para o ponto 3 - Todos os disjuntores estão ligados, mas não há energia.
- O disjuntor voltou a disparar. Esta é uma situação típica de sobrecarga, devido ao funcionamento simultâneo de demasiados equipamentos. No entanto, poderá existir uma avaria num dos aparelhos ou na própria instalação.
- Avaria ou sobrecarga num circuito elétrico. Desligue os disjuntores do quadro. Primeiro, ligue o disjuntor geral. Depois, ligue os disjuntores do quadro, um a um. Se voltar a disparar ou até mesmo o disjuntor geral, significa que é esse o circuito elétrico que está em sobrecarga ou que está na origem da avaria.
- Avaria do circuito elétrico. Desligue todos os aparelhos ligados ao circuito elétrico correspondente ao disjuntor que dispara. Volte a ligar esse disjuntor e o disjuntor geral. Se estes, ou este, voltarem a disparar, trata-se de uma avaria do seu circuito elétrico. Deixe o disjuntor que disparou desligado, ligue de novo o disjuntor geral e providencie a reparação do circuito elétrico. Em caso de falta de energia, desligue todos os aparelhos que estejam ligados, uma vez que o fornecimento de energia pode ser retomado a qualquer momento, podendo provocar avarias nesse momento.
- Avaria num aparelho específico. Ligue os aparelhos um de cada vez, que se encontram no circuito cujo disjuntor disparou. Se ao ligar cada um dos aparelhos de forma sequencial, o disjuntor disparar significa que é esse o aparelho que origina a avaria ou a sobrecarga do circuito elétrico. Mantenha todos os aparelhos desligados, volte a ligar o disjuntor parcial e o disjuntor geral. Ligue somente o aparelho que origina a avaria. Se o disjuntor disparar novamente – o aparelho está avariado e deve providenciar a sua reparação. Se os disjuntor não dispararem – em princípio, trata-se de uma sobrecarga elétrica, significando que não o poderá ter ligado em simultâneo com os restantes aparelhos do mesmo circuito.