Custo das baterias de ião-lítio caiu 97% nas últimas três décadas

Um novo estudo do MIT demonstra que o custo das baterias de ião-lítio – usadas para carregar telefones, portáteis e veículos elétricos – caiu 97% nas últimas três décadas.

A pesquisa, baseada numa análise detalhada dos custos e desempenho de baterias, concluiu que a queda acentuada dos custos é comparável ao declínio, mais amplamente divulgado, do custo das células fotovoltaicas para painéis solares, “que muitas vezes são tidos como uma espécie padrão de ouro em inovação de energia limpa ”, disse a coautora do estudo Jessika Trancik, professora associada do Instituto de Dados, Sistemas e Sociedade do MIT. Afirmou ainda que o declínio contínuo das baterias de ião-lítio terá ramificações importantes para a crescente eletrificação de veículos e a expansão do uso de baterias estacionárias, que pode ajudar a compensar o fornecimento intermitente das energias eólica e solar.

“Eu não posso exagerar a importância dessas tendências na inovação de energia limpa para nos levar onde estamos neste momento até onde começará a parecer que podemos ver a rápida eletrificação de veículos e estamos vendo o forte crescimento das tecnologias de energia renovável, ” disse Trancik.

Ela afirmou que tem havido grande incerteza e desacordo sobre quanto os custos das baterias de ião-lítio diminuíram nas últimas décadas, em parte porque esses números eram dados de empresas e mantidos privados. Mas o estudo do MIT foi capaz de reunir as peças do puzzle da queda de preços, analisando toda a literatura publicada sobre nos últimos 30 anos.

fonte: https://e360.yale.edu/digest/coss-of-lithium-ion-batteries-has-fallen-by-97-percent-study-says?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed%3A+YaleEnvironment360+%28Yale+Environment+360%29

Deixe um comentário